O ano de 2020 foi desafiador para o mundo do cinema, com a pandemia afetando as produções e as estreias previstas para o ano. Entretanto, 2021 já começa promissor com a chegada da temporada de premiações, que culmina com a maior delas: o Oscar.

Neste ano, a premiação mais aguardada pela indústria cinematográfica está prevista para acontecer em abril, e já temos algumas apostas sobre quais filmes e artistas podem levar a estatueta dourada para casa.

A seguir, confira as produções e artistas que estão sendo mais comentados para o Oscar 2021:

1. Nomadland

Dirigido por Chloé Zhao, Nomadland é um filme que acompanha a história de uma mulher que, após perder tudo, decide viver como uma nômade moderna, viajando pelos Estados Unidos em busca de trabalho temporário. O filme já foi premiado em diversos festivais, como Veneza e Toronto, e é apontado como um dos favoritos na categoria de Melhor Filme.

2. Mank

Mank, dirigido por David Fincher, é uma cinebiografia do escritor Herman J. Mankiewicz, responsável pelo roteiro do clássico Cidadão Kane. O filme é apontado como um forte competidor na categoria de Melhor Direção, além de concorrer em outras categorias importantes, como Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia.

3. A Voz Suprema do Blues

Dirigido por George C. Wolfe, A Voz Suprema do Blues é um filme que acompanha a história de uma lendária cantora de blues em Chicago durante a década de 1920. O filme conta com atuações impressionantes de Viola Davis e Chadwick Boseman, que já recebeu um Globo de Ouro póstumo pela sua atuação no filme.

4. Os Sete de Chicago

Dirigido por Aaron Sorkin, Os Sete de Chicago é um drama histórico que conta a história real dos protestos de 1968 na Convenção Nacional Democrata em Chicago, que desencadearam uma série de violência policial e julgamentos controversos. O filme é apontado como um forte competidor na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Além das produções citadas acima, outros filmes também estão sendo apontados como possíveis vencedores em diversas categorias, como Meu Pai, Uma Noite em Miami, Minari e O Som do Silêncio.

Na categoria de atuação, além de Viola Davis e Chadwick Boseman, outros artistas foram apontados como favoritos, como Riz Ahmed por sua atuação em O Som do Silêncio, Anthony Hopkins em Meu Pai e Carey Mulligan em Bela Vingança.

Com tantas produções impressionantes em disputa, é difícil prever quem vai levar a estatueta para casa em cada categoria. O que podemos afirmar com certeza é que o Oscar 2021 está repleto de talentos e histórias incríveis, e será uma premiação imperdível para os amantes do cinema.